sexta-feira, 6 de novembro de 2015

15/10/15 -Observação no Instituto de Educação - (Primeiro dia)

Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto

Data: 15/10/2015



Instituto de Educação do Paraná situado na Rua Emiliano Perneta, 92 - Centro - Curitiba-PR 

            Cheguei no Instituto antes das 19 hrs o horário combinado, para evitar atrasos e contratempos, fui a primeira a chegar. Em seguida começaram a vir as alunas e a movimentação de colocar o jaleco logo começa, estávamos aguardando no pátio sermos chamadas.
            Os profissionais que nos receberam formam muito cordiais e atenciosos nas explicações fornecidas.
        O professor Helton nos chama e entramos na  escola, circulamos na entrada e logo fiquei impressionada com a arquitetura do local, os documentos antigos expostos e a galeria de fotos de antigos diretores da instituição, parecia uma viagem no tempo.

       

            Fomos até a uma sala de convenções onde tivemos uma palestra muito interessante com a pedagoga que trabalha no Instituto a mais de trinta anos a Senhora Doraci que comentou sobre as obras de arte muito grandes e antigos que perecem por falta de manutenção, inclusive um dos quadros apresentava um grande rasgo e surge a história que teria a espada do General que caiu e provocou o acidente, no outro um retrato do governador Caetano Munhoz da Rocha que entregou o prédio a obra devia de ter uns dois metros ou mais de altura, diziam que o personagem se mexia causando medo em alguns. Os móveis são clássicos e muito antigos contando com um belo piano de cauda. Com janelas amplas e iluminadas.


Sala de eventos no Instituto onde tivemos a palestra.



           A pedagoga continuou e falou detalhadamente sobre a história da escola, explicando que  o governador Roberto Requião, reabre o curso de Formação de Docentes no nível médio no período  de 2000-2004, recebiam melhores os recursos  e os professores tinham melhores condições.  A pedagoga relata que utilizam o PENAIC, o papel do pedagogo é fundamental para o incentivo das atividades, basedos nos princípios de Emilio Ferreira  (Construtivismo), que o PPC é atualizado a cada dois anos e que atualmente existe muita rotatividade de professoras, devido a atual política de contratação de professores pelo PSS.
         O  Curso Integrado ainda está em vigor que consiste no aproveitamento do curso para quem terminou o ensino médio precisa fazer apenas as matérias que são próprias para o magistério e a mesma coisa para pessoas que possuem o diploma em outra área que não seja licenciatura para que possam dar aulas e participar de concursos.

Cartaz informativo para Formação de Docentes no Instituto.



          No Instituto tem alunos do ensino fundamental do primeiro ano ate o nono, contando ainda com o EJA.                                
 Nesse dia fomos visitar a brinquedoteca e pudemos olhar tudo, tem um acervo grande de brinquedos educativos. Após a visita a brinquedoteca ficamos no pátio aguardando as apresentações que os alunos fizeram homenageando os professores de uma forma teatral instigante. Ficou muito interessante a que mais me chamou a atenção foi a encenação quando  as alunas entraram de preto e relembraram o fato marcante onde os policiais agrediam os professores, simbolizando as greves feita e o Governo do Estado agiu bruscamente contra todos que defendiam a classe dos professores.

Apresentação das alunas do Instituto de Educação na dia dos professores


                 Após assistirmos a apresentação que foi muito boa. Ficamos livres para conhecer o prédio e depois estávamos dispensadas. Considero que esses momentos são fundamentais para o aprendizado na vida acadêmica nos mostrando como é de fato o ambiente que poderemos escolher para trabalhar.
Fizemos fotos para registrar a nossa participação.

Preparação da turma de Pedagogia para uma foto nas escadarias do Instituto. Outubro/2015


Alunas na escadaria Raissa, Akaren, Vanessa e Leocadia.


Andrea, Leocadia e Vanessa no pátio do Instituto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário