quinta-feira, 27 de agosto de 2015

27/08/15 - Quarto dia de estágio no CAIC (Gestão Educacional)

Postagem nr 4
data: 27/08/15
horário: 8:00 às 12:00 ( 4 horas)


          Na sala de pedagogia retomei meus afazeres no arquivo e conclui as pastas dos sétimos anos que fazem parte do atendimento da pedagoga Vera, que estou acompanhando. Devido a falta de professor a pedagoga foi cobrir a falta de um deles na escola, isso segundo ela é um problema sério a falta de substitutos.

          O atendimento com os pais e professores continuam na sala dos demais pedagogos. Nesse momento ela solicitou que ajudasse na separação das provas. 
          Prestei o auxílio na colagem das provas do primeiro ano onde precisava de uma ratificação na atividade,a pedagoga estava preparando as avaliações e pediu para que revisasse erros de digitação nas atividade que ela estava fazendo.
          Embora estivesse fazendo esses trabalhos,ao mesmo tempo a observação estava sendo feita e participando o tempo todo das atividades feitas pelos pedagogos do setor.

..."Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer." Paulo Freire


26/08¹15 - Terceiro dia de estágio no CAIC (Gestão Educacional)

Postagem nr 3
data: 26/08/15
horário: 8:00 às 12:00 ( 4 horas)


          Após a chegada na sala de pedagogia a pedagoga Vera solicitou que fosse acompanhar um aluno do sétimo ano para aplicação da prova de geografia, porque ele tinha dislexia e tinha dificuldades na escrita e poderia escrever alguma coisa para ele caso não conseguisse, mas o rapaz foi tranquilo pediu para que lesse as questões para ele, mas conseguiu escrever na prova sem o meu auxilio. Foi uma experiência muito significativa porque pude observar bem de perto como é o comportamento de um aluno com essa deficiência.

          Na sequencia continuei auxiliando na organização do arquivo dos sétimos anos e pude perceber que essa escola possui 11 turmas com média de 30 alunos, um número elevado. Arrumando as pastas pude observar o relatórios que os pedagogos registram sobre os alunos, os bilhetes encaminhados aos pais para o comparecimento na escola, os relatórios das conversas também ficam todos registrados e os pais assinam.
          Nesse dia pude continuar participando do atendimento dos pedagogos com os professores, alunos e pais. A todo momento tem alguém entrando e saindo dessas reuniões. A vivência dentro desse ambiente tem proporcionado um excelente aprendizado, porque mostra como é o trabalho feito pelo pedagogo junto a uma equipe, a postura dele, a fala firme nas situações que pedem uma atitude.  

..."Não há vida sem correção, sem retificação." Paulo Freire

terça-feira, 25 de agosto de 2015

25/08/15 -Segundo dia Estágio no CAIC (Gestão Educacional)

Postagem nr 2
data: 25/08/15
horário: 8:00 às 12:00 ( 4 horas)


             No segundo dia de observação pude continuar a tarefa de organizar o arquivo e acompanhar a movimentação na sala da pedagogia. Observei o atendimento prestado pelas pedagogas aos professores e aos pais de alunos.
             Em especial o atendimento da pedagoga Vera pude perceber a fala dos professores,  eles comentam caso a caso dos seus alunos. Primeiramente falam sobre os alunos destaque em sala de aula na sequencia os alunos que presentam algum problema e precisam ser encaminhados para algum tipo de atendimento especializado, apoio ou reforço.Falam sobre os problemas de indisciplina, desestrutura familiar, problemas de saúde que afetam no desenvolvimento do aluno. A conversa é longa dura mais de uma hora e ainda é falado sore os conteúdos, a pedagoga fala sobre atividades que o professor pode aplicar para enriquecer as aulas, nessa hora o professor pode falar e dar um diagnostico de como a sua turma está se comportando.
          Os pais também vem ate a sala de pedagogia para conversar, alguns a pedagoga pede para agendar um horário para que ela possa dar mais atenção. Mas foram atendidos alguns casos com os pais nessa manhã.
A experiência de fazer o estágio no CAIC foi gratificante de me sentir atuante no dia a dia dos professores, pais e alunos da escola, proporcionando um aprendizado efetivo vendo a realidade do funcionamento de uma escola.

..."A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo de busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e de alegria." Paulo Freire






segunda-feira, 24 de agosto de 2015

24/08/15 - Primeiro dia de Estágio no CAIC (Gestão Educacional)

Postagem nr 1
data: 24/08/15
horário: 8:00 às 12:00 ( 4 horas)


            Na chegada a pedagoga Vera quem me aceitou no CAIC - Guilherme L. Braga Sobrinho - Ensino Fundamental, no bairro do Sítio Cercado com mais de 1000 alunos.
Fiquei junto da pedagoga Vera que me levou para conhecer a instituição as dependências bem como me apresentou a várias pessoas que trabalham na escola e me instalou ao lado da sua mesa para que pudesse fazer as observações das atividades decorrentes no período da manhã.
            A sala de pedagogia é composta por quatro pedagogos onde cada um atende as séries do sexto ao nono ano e nas respectivas disciplinas, no caso da Vera ela atende os professores de matemática.
Inicialmente acompanhei o atendimento dispendido a professora de matemática do sexto ano que na conversa com a pedagoga foi relatando  os problemas de cada  aluno das suas classes identificando aqueles com problemas mais críticos onde precisam ser encaminhados para atendimento de reforço, conversas a serem tratadas com os pais, encaminhamento médico, problemas com indisciplina e de relacionamento interdisciplinar. Foi uma longa conversa com essa professora, mas pude escutar muitos problemas encontrados na escola no dia a dia.
           Esse dia em especial o atendimento aos professores foi bastante intensos os demais pedagogos também  foi intenso. Presenciei um atendimento com uma mãe de aluno que estava com problemas de indisciplina, além do pedagogo estava presente na conversa mais dois professores que relataram os problemas que estavam passando junto com esse aluno.
Na escola quando o aluno tem mais de 3 faltas o responsável já é chamado na escola para esclarecer a ausência de aluno.
           A pedagoga me solicitou que organizasse seu arquivo, colocando as pastas dos alunos em ordem alfabética e que completasse as fichas em desordem, muito produtivo porque ao organizar pude ler o conteúdo das fichas e verifiquei que muitos tem problemas de saúde dependem de medicação, tem assuntos relatados de indisciplina e nessas fichas contém toda a descrição da vida escolar a padronização e sistematização das informações.
            Na sequencia participei de uma reunião  junto com os professores e o diretor onde trataram de assuntos pertinentes as necessidades cotidianas, onde discutiam sobre diversos e variados assuntos, apresentam propostas muitos discordavam, foi muito rico o aprendizado onde pude me ver envolvida com as atividades e comportamentos do corpo docente vividos dentro de uma grande escola pública, com muitos professores, alunos e funcionários.


(...) Uns criticam, outros constroem. Seja você o que serve. Servir não é a faina de seres inferiores. Seja você o que remove a pedra do caminho, o ódio entre os corações e as dificuldades dos problemas. Há a alegria de ser puro e a de ser justo. mas há, sobretudo, a maravilhosa e imensa alegria de servir. -  Gabriela Mistral - Prêmio Nobel de Literatura 91945) - Chile