segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Memorial de Formação (Formação de Profissionais da Educação)

Memorial de Formação Acerca da Formação

 Educação Infantil


           Na educação infantil pude ter o contato com nenês, apesar não ter habilidade com esses pequenos foi uma experiência maravilhosa a minha passagem pelo berçário e maravilhoso acalentar a criança no colo e observar seus movimentos, pude ver a afetividade muito em evidência. O afeto e amor são linguagens desde muito cedo.

..."O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." 
                                                                          Immanuel Kant

Ensino Fundamental - (Primeiro Ano)



            No ensino fundamental o estágio foi na Escola Municipal Rolândia na turma do primeiro ano  e foi lá que me encantei com os pequenos que estavam iniciando seu processo de alfabetização e letramento me despertando uma profunda vontade em atuar nesse espaço,

..."Numa sociedade desigual, as crianças desempenham, nos diversos contextos, papéis diferentes."                                                                                                                                                                                                                                                            Sonia Kramer

Educação Especial



            Na educação especial foi uma experiência única, onde me colocou a pensar que essas pessoas merecem bons profissionais, bem preparados e capazes de ensinar com paciência e muito amor, porque trata-se de um trabalho muito nobre e humanizador.

... " Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."
                                                             Antoine de Saint-Exupéry


Educação de Jovens e Adultos



             Na EJA onde realizei na Escola Estadual Euzébio da Mota pude perceber o esforço daqueles que não cursaram os estudos no tempo certo pelos mais motivos de ordem social, geográfica e econômica. Pessoas que vem na educação uma forma de crescimento seja pessoal ou para o crescimento profissional. Despertando minha profunda admiração por aqueles que buscam a alfabetização em idade avançada.

..."Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes."
                                                                               Paulo Freire



Pedagogia Empresarial





             Esse estágio foi muito importante porque pude praticar a elaboração de planos de aula dentro de um ambiente virtual. Mostrou como a tecnologia está inserida no contexto educacional preparando o aluno e o professor para aulas mais instigantes e atrativas.

..." A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que  sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
                                                                                              Jean Piaget


Gestão Educacional - CAIC Bairro Novo - Escola Municipal Lacerda Sobrinho





              A Escola Municipal Lacerda Sobrinho ofereceu um enorme aprendizado sobre o que é ser pedagogo dentro de uma instituição muito grande, onde pude presenciar reuniões com pais, professores, alunos e relacionamento dos professores dentro da sala de coordenação pedagógica. Também pude desenvolver um trabalho de organização dos arquivos da pedagoga Vera que me permitiu acessar os relatórios feitos pelos pedagogos onde abordam os mais variados problemas como indisciplina, saúde, familiares entre outros.Foi possível vivenciar a rotina do pedagogo em uma instituição, com os mais variados tipos de problemas.

..."A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola."

                                                                             Célestin Freinet


Formação  de Profissionais da Educação no Instituto de Educação do Paraná




               No Instituto de Educação do Paraná tivemos presentes por dois dias. No primeiro dia tivemos a oportunidade de assistir a uma palestra, onde a pedagoga apresentou, assuntos sobre a instalação predial, autorizou a visita na brinquedoteca  os cursos ministrados no Instituto sobre o magistério. Foi possível assistir as apresentações feitas aos professores em motivo do seu dia. No segundo dia participei das apresentações dos alunos do curso de magistério "Educadores Verde" com a apresentação de doze equipes. 
                  Esses dois encontros agregaram na minha formação para o conhecimento do curso de magistério, conhecer uma instituição tradicional no ensino e nas formas arquitetônicas. Mostrar como esses alunos do magistério atuam em apresentações, os conteúdos apresentados e o empenho do materiais expostos naquela ocasião.

..."Procurai, lá fora, os que se afinizam convosco na vossa crença em um magistério cheio de grandeza e em uma escola ao mesmo tempo serena e construtora, procurai lá fora aqueles que compreendem plenamente a imensidade do seu dever e associai-vos com eles. Procurai os que tem sabido ser atentos. eles não são muitos, mas estão a vossa espera. Procurai os que não estão satisfeitos da obra imperfeita. Procurai o que se se revoltam contra uma escola triste e má. Procurai os que querem construir,"
                                                                                                                          Professor Erasmo Pilotto.


Oficina Tecnologia Educacional





             A Oficina de Tecnologia Educacional foi realizada na Semana Acadêmica na Faculdade Bagozzi nos dias 03/11, 05/11 e 06/11/2015 na sala 303. A equipe foi composta pela Akaren, Andrea, Leocadia, Raissa,Tainá e Vanessa. O tema escolhido foi "Tecnologia Educacional" onde cada uma das integrantes assumiu seu papel, compromisso com a equipe a fim de tornar nosso trabalho um sucesso.
             Eu já havia feito estágio e escrito o artigo anterior no semestre anterior da faculdade sobre  tecnologia, a Vanessa com funcionária da empresa Sem Fronteiras conseguiu a ferramenta tecnológica e a decoração. As demais integrantes fizeram um curso intensivo para poderem trabalhar com a ferramenta, conhecendo os recursos que possibilitou aos participantes a execução da atividade proposta .
              Iniciamos com apresentação, videos, demonstramos os recursos da ferramenta, deixamos os oficineiros praticarem a atividade no notebook. A atividade era: Fazendo Cena que consistia em montar uma peça dentro do recurso usando a história, personagens , figurinos, cenários, trilha sonora que compunha a peça. Após a conclusão no computador foram feitas as apresentações pelos grupos participantes. Eram quatro apresentações diferentes: Medieval, Fundo do Mar, Folclore e Espaço. Foram montados quatro espaços um para cada tema onde continham sobre a mesa adereços para pessoa montar sua apresentação. Os grupos  sairam muito bem e bastante satisfeitos com o aprendizado, Finalizamos com apresentação de um vídeo engraçado "Excentrico" que falava mais um pouco com cenas hilariantes sobre a temática.
              Alguns vinham perguntar mais sobre o assunto e a possibilidade de fazerem estágio na Sem Fronteiras. Foi entregue uma pesquisa de opinião e não tivemos nenhuma resposta negativa sobre a Oficina e o nosso desempenho, muito pelo contrário a maioria se referia com elogios. Na saída quando pegamos as pesquisas oferecemos o folder e uma pequena lembrança, que consistia num marcador de páginas com a figura dos personagens do programa e um bombom bis.
               O aprendizado referente  a essa atividade é que temos plenas condições em elaborar uma temática para uma escola como profissionais, foi gratificante após muito trabalho e dedicação poder finalizar e dizer que valeu a pena. O retorno dos professores que visitaram também foram muito recompensador ao ver que realmente gostaram do que foi apresentado.

..."Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
                                                                           Cora Coralina


Participantes da Oficina Tecnologia Digital






Porta de Entrada da Oficina






PARTICIPANTES DA OFICINA CONHECENDO O RECURSO TECNOLÓGICO





INSTRUÇÕES SOBRE O RECURSO




PARTICIPANTES NAS OFICINAS




MATERIAIS DO ESPAÇO MEDIEVAL




MATERIAIS DO ESPAÇO FOLCLORE





MATERIAIS DO ESPAÇO FUNDO DO MAR





MATERIAIS DE ESPAÇO VIDA INTELIGENTE NO ESPAÇO




Caracterização do Espaço Pedagógico - Gestão Educacional

1 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO PEDAGÓGICO

1.1  ORGANIZAÇÃO GERAL

1.1.1  Identificação da Instituição
- Nome da Instituição: Escola Municipal Bairro Novo do CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho – EIEF
Endereço: Rua Pastor Waldomiro Bileski, 71
Telefone: (41) 3289-3055

- Entidade Mantenedora: Pública – Prefeitura Municipal de Curitba

1.1.2  Caracterização da Estrutura Funcional da Escola

- Modalidades de ensino:

A Escola Municipal Bairro Novo do CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho – Ensino Fundamental  possui trinta e cinco turmas de 5ª a 8ª série, num total de alunos 1184 alunos, vinte e três turmas de ciclo, num total de 701 alunos,  na Educação de Jovens e Adultos fase I, 46 alunos, temos três turmas e na Educação de Jovens e Adultos fase II há dezessete turmas, totalizando 492 alunos. Futuramente ofertará educação infantil.

- Horário de Funcionamento da escola

O horário da manhã é das 7:20 às 11:50 horas para 5ª à 8ª série, para os alunos do período da tarde de 5ª série é das 13:10 às 17:40 horas  e para os alunos de ciclo é das 13:30 às 17:30 horas, no período noturno para alunos da EJA I o horário das aulas é das  19:00 horas às 22:00 horas, e professor das 18:00 às     22: 00, sendo que o professor cumpre 1 hora de permanência diária. Para a EJA II o horário é das 18:40 às 22:40 horas. 


1.1.3 Caracterização da Clientela Escolar
- Perfil dos alunos e família:
Nossa Instituição atende alunos oriundos, na sua grande maioria, do próprio bairro em que se localiza a Escola. A faixa etária está entre cinco anos até pessoas mais idosas, em torno sessenta anos, que frequentam a EJA.
O nível de escolarização dos pais ou responsáveis dos alunos encontra-se entre o Ensino Fundamental completo e o Ensino Médio, porém uma boa parte não chegou a concluir o Ensino Fundamental.
O nível sócio-econômico da clientela atendida é classificado na classe média baixa, sendo que a maioria encontra-se trabalhando, seja no comércio, indústria, atividades autônomas e mercado informal, funcionalismo público, dentre outros.
Mas há também um número relevante que encontra–se desempregado, sobrevivendo de trabalhos esporádicos. 
            Apesar do nível socioeconômico da nossa clientela estar na classe média baixa, constatou-se através de questionário aplicado na comunidade escolar, que muitos possuem acesso à informática, frequentam bibliotecas, cinemas. Possuem aparelhos eletrônicos (TV, computador, rádio, máquina de lavar roupa, DVD, geladeiras, entre outros.). O lazer constitui em passeios a parques,praças, shoppings e cinemas.

1.2 ESTRUTURA ADMINISTRATIVA

1.2.1 Regimento Escolar e Regulamento Interno

-       Itens que compõem o índice ou sumário

Das disposições  e preliminares………………….………..……………………………….01
Da localização e propriedade………………………………………………………………..01
Dos princípios e fins da educação………………………………..………………………..01


Do nível e modalidades de educação e ensino…………………………………………..02
Dos objetivos…………………………………………………………………………………...04
Da gestão escolar………………………………………………………………………………05
Do conselho de escola………………………………………………………………………...05
Da constituição e da representação……………………………………………………………06
Do funcionamento do conselho de escola…………………………………………………….07
Das atribuições do conselho de escola……………………..…………………………………08
Da equipe escolar………………………………………………………………………………10
Da equipe pedagógico administrativa………………………………………………………….10
Da equipe docente……………………………………………………………………………….14
Da equipe administrativa………………………………………………………………………...17
Da equipe auxiliar de serviços…………………………………………………………………..18
Do conselho de classe………………………………………………………………………….20
Da biblioteca………………………………………...…………………………………………....22
Dos laboratórios de informática e de ciências.….………………………………………....23
Das instituições auxiliares……………………………………………………………………..24
Da organização e regime didáticos…………………………………………………………..25
Da organização do curso, modalidades, sua estrutura e funcionamento………….....26
Do currículo………………………………………………………………………………….…....27
Da avaliação do aproveitamento escolar, da recuperação de estudos, progressão
da promoção…………………………………………………………………………………...…28
Da avaliação do aproveitamento escolar da recuperação de estudos……………………...31
Da progressão e promoção de alunos……………………………………………………….....32
Da progressão parcial………………………………………………………………………….....33
Da matrícula inicial da matrícula por transferência…………………………………… ....34
Da matrícula inicial……………………………………………………………………………......34
Da matrícula por transferência………………………………………………………………......36
Do aproveitamento de estudos……………………………………………………………..…37
Da classificação…………………………………………………………………………………...37
Da reclassificação………………………………………………………………………………...38
Das adaptações de estudo……………………………………………………………………....39
Da revalidação e equivalência de estudos feitos no exterior…………………………...39
Da regularização da vida escolar……………………………………………………………..40
Da frequência……………………………………………………………………………………..41
Do calendário escolar…………………………………………………………………………...42
Dos registros, escrituração e arquivo escolar……………………………………………...43
Dos instrumentos  de registros de escrituração…………………………………………...44
Do descarte………………………………………………..……………………………………….45
Da responsabilidade e autenticidade…………………………………………………………....45
Dos direitos, dos deveres, das proibições e das medidas disciplinares………..…….46
Da equipe pedagógica-administrativa, da equipe docente, da equipe administrativa
e  da  Equipe auxiliares de serviços……………………………………………………….…46
Dos direitos……………………………………………………………………………………….  46
Dos deveres………………………………………………………………………………………..47
Das proibições……………………………………………………………………………………..51
Das medidas disciplinares………………………………………………………………………..51
Dos alunos………………………………………………………………………………………...52
Dos direitos………………………………………………………………………………………...52
Dos deveres………………………………………………………………………………………..54
Das proibições……………………………………………………………………………………..54
Das medidas disciplinares………………………………………………………………………..56
Dos pais ou  responsáveis……………………………………………………………………..57
Dos direitos……………………………………………………..……………………………….....57
Dos deveres…………………………………………………..…………………………………....57
Das proibições……………………………………………..……………………………………....58
Das medidas disciplinares……………………………,,………………………………………....59
Da avaliação institucional……………………………………………………………………....59
Das disposições prioritárias………………………..………………………………………….60


-       - Atribuições do Pedagogo/Coordenador:

Art. 29 – São atribuições do Suporte Técnico Pedagógico, além de outras que lhe forem delegadas, respeitando a legislação vigente:
I – Coordenar o planejamento das atividades pedagógicas referentes a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial em conjunto com toda a Equipe Pedagógica-Administrativa, bem como proceder a avaliação  contínua do mesmo, a fim de adequá-lo às necessidades do contexto escolar, à legislação vigente e às diretrizes da mantenedora;
II – organizar e coordenar as reuniões do Conselho de Classe, tomando as providências para a efetivação das ações acordadas, de forma a dimensionar a prática pedagógica;
III- identificar as características da comunidade escolar, diagnosticando a realidade e propondo formas de atuação que viabilizem a constante melhoria da qualidade do processo pedagógico;

IV – organizar e participar de reuniões  pedagógico-administrativas e reuniões do Conselho da Escola, quando representantes deste, contribuindo para a efetivação da Proposta Pedagógica;
V – propor, acompanhar e avaliar a organização e aplicação de projetos pedagógicos, junto ao corpo docente objetivando a melhoria do processo educativo;
VI – manter os país constantemente atualizados sobre a vida escolar do aluno, objetivando também esclarecer a natureza das dificuldades, bem como sugerir estratégias para a superação, efetivando a integração família e escola;
VII – detectar e acompanhar, junto com o corpo docente, casos de alunos que apresentem problemas  específicos, tomando decisões que proporcionem encaminhamento e/ou atendimento adequado pela escola, família e outras instituições;
VIII – coordenar e assessorar o processo de seleção de  livros didáticos e de outros materiais didáticos, respeitando critérios previamente estabelecidos e de acordo com a Proposta Pedagógica da escola;
IX – participar de eventos, cursos e assessoramentos e de grupos de estudos, nas  áreas de conhecimento e em sua especialidade, difundindo-os junto ao corpo docente;
X – coordenar processos pedagógicos necessários em casos de  adaptação e equivalência e revalidação dos estudos, classificação e reclassificação, de acordo com a lei vigente;
XI – propor alternativas e fornecer subsídios que possibilitem a atualização e o aperfeiçoamento constante do corpo docente e do processo educativo;
XII – subsidiar a comunidade escolar com avaliações técnicas a respeito de projetos parcerias e de todos os encaminhamentos pedagógicos da escola;
XIII – orientar o professor na seleção, elaboração e utilização de recursos didáticos e tecnológicos adequados às diferentes ações, de acordo com a Proposta Pedagógica;
XIV – assessorar, orientar e acompanhar o corpo docente em suas atividades de planejamento, docência e avaliação, utilizando adequadamente a hora-atividade;
XV – assessorar em conjunto com o Diretor, o cumprimento , rigoroso do Calendário Escolar e o horário estipulado para o funcionamento escolar, garantindo a carga horária e os dias letivos exigidos por Lei;
XVI – responsabilizar-se em conjunto com o Colegiado e Conselho de Escola pelo emprego adequado dos recursos materiais e físicos da escola;
XVII – coordenar e participar da elaboração, efetivação, avaliação e realimentação da Proposta Pedagógica e do Regimento Escolar;
 XVIII -  acompanhar o processo e o registro da avaliação e frequência dos alunos em documentação apropriada, conforme as rotinas pré-estabelecida e o disposto no Regimento Escolar;
XIX – encaminhar e acompanhar registros e pareceres,  junto ao Conselho Tutelar e outras instituições, a respeito das situações –problema detectadas com os alunos na área de competência do órgão educacional;
XX – desenvolver, executar e avaliar projetos que envolvam pesquisa de campo, com embasamento teórico/científico na solução de problemas educacionais;
XXI – elaborar em conjunto com os docentes, o plano de apoio pedagógico para o atendimento de alunos, conforme as necessidades detectadas pelo professor em Conselho de Classe;
XXII – monitorar os processos de avaliação (externa e interna) realizados sobre os docentes e discentes da escola intervindo para  a melhoria da qualidade do processo educativo;
XXIII – desempenhar demais tarefas, típicas da área, quando for solicitado.

1.2.2 Reuniões

-       De pais e de professores:

Essas reuniões são marcadas periodicamente e quando necessárias. Junto aos pais eles são chamados na escola quando o estudante apresenta algum problema de saúde , drogas,  indisciplina ou faltas sendo esse assuntos os mais tratados com os país. Os professores se apresentam com frequência quando solicitado pelo setor pedagógico para apresentar seu relatórios das aulas, frequência e relato da vida escolar do aluno, ensino-aprendizado e problemas enfrentados com indisciplina.

-       Pedagógicas:
-Reuniões de Organização Administrativo-pedagógica para o ano letivo de 2015 estão previstas duas 9/fev e 25/jul.
-Reuniões de Conselho de Classe e/ou Reunião Pedagógica: para o ano letivo de 2015 estão previstas quatro  13/fev, 09/mai, 29/ago e7/nov.

-Reuniões para Organização do trabalho pedagógico Ed. Em tempo integral e/ou anos finais EF para o ano letivo de 2015 estão prevista quatro 28/fev, 13/jun, 17/out e 21/nov.

-       Atendimento da coordenação, orientação e  supervisão com os professores, alunos e país:
As reuniões são feitas através do agendamento pelo pedagogo que solicita a presença dos pais para conversar na escola através de uma solicitação escrita e o agendamento do horário através de contato telefônico. Com a coordenação e professores o interessado conversa com o pedagogo na sala da coordenação  e resolve se for um assunto comum, caso contrario marca o horário.

1.2.3 Plano de Formação Continuada dos Recursos Humanos

A Lei de Diretrizes e Bases, em consonância com a demanda atual do mundo do trabalho, afirma que os sistemas de ensino deverão promover a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes “aperfeiçoamento profissional continuado” e “períodos reservados a estudos, planejamento e avaliação , incluído na carga de trabalho”
A partir da definição da especificidade da tarefa do educador, é possível pensar nos espaços e nas estratégias necessárias à sua formação. É necessário que a capacitação do professor seja coerente com os princípios que se quer que ele aprenda e aplique, fazendo-os tomar consciência dos conceitos que estão em jogo e da forma como se desenvolvem as situações de aprendizagem. A situação de capacitação deve ser um exercício ou exemplo daquilo que se quer ele desenvolva na sua prática pedagógica.
Quando falamos em educação continuada estamos falando de um profissional que está no pleno exercício de sua atividade a prática docente. A prática pedagógica é, por um lado, o ponto de partida da formação na medida em que vai indicar a demanda para a capacitação. Por outro lado, a prática é o próprio objeto da capacitação. As ações de formação precisam partir de uma reflexão, de uma tematização ou problematização da prática do professor.
A formação continuada vem de encontro ao fato de que, na sociedade do conhecimento e no mundo do trabalho será preciso achar formas de continuar aprendendo sempre e desenvolver-se profissionalmente. No caso do professor, a escola é o contexto privilegiado da formação continuada, o lugar para continuar aprendendo e se desenvolver profissionalmente.
Nesse sentido a escola já vem organizando estudos, discussões e encaminhamentos metodológicos em suas permanências, com vistas a formação
dos seus professores.  Nas permanências tem-se um momento de leitura e discussão sobre temas referentes às questões pedagógicas e num outro momento é destinado para planejamento e definição das questões metodológicas a serem trabalhadas naquela semana à partir dos conteúdos que já estão sendo trabalhados, bem como levantamento de dados e diagnosticando as  dificuldades encontradas e quais são as estratégias e encaminhamentos que devam ser assumidos pela EPA, pelos professores, pais e os  próprios alunos.
A Semana de Estudos Pedagógicos, é outra oportunidade onde os profissionais têm de buscarem maior aperfeiçoamento, visando a melhoria da qualidade de ensino.            Acreditamos que ainda temos muitos a avançar nessa discussão e a nossa Escola não somente propõe a formação continuada dos professores, mas de todos os funcionários da escola, entendendo que todos somos profissionais da educação e que necessitamos ter um projeto pedagógico para toda comunidade escolar, inclusive pais e alunos com vistas a uma educação pública de qualidade.





22/10/2015 -Observação no Instituto de Educação (Segundo dia)

Segundo dia no Instituto de Educação do Paraná
22/10/2015



             O segundo dia de estágio no Instituto foi a participação no "Projeto Educadores Verdes", cheguei lá com pelo menos  dez minutos de antecedência e as outras alunas da pedagogia também logo estavam presentes. Tivemos um contra tempo porque não perguntamos sobre a lista de presença e também não nos foi passado nada, logo todas as alunas da pedagogia ficaram sem assinar a lista. Essa experiência nos serviu de aprendizado porque nas próximas vezes procurarei perguntar com atenção ao participar em um evento ou curso.

            Primeiro grupo: Consciência Planetária
Na abertura foi lodo o objetivo, justificativa, objetivos específicos, esse foi o procedimento padrão para todas as equipes. Falaram que o Instituto tem uma formação diferenciada  e que possuem projetos ambientais desde os primeiros anos.A ênfase foi o desperdício de Água.

            Segundo Grupo: Energia Elétrica
            Foram apresentadas dicas de consumo de energia desde as ações no dia a dia de apagar a luz do ambiente onde não tem ninguém, bem como eletrodomésticos que tem menor consumo.

            Terceiro Grupo: Brinquedos com Materiais Recicláveis
            Foi mostrado os brinquedos muito bem feitos com sucata nessa equipe a família esteve presente auxiliando o grupo.

            Quarto Grupo: Ecobag
            Foi comentado sobre as sacolas plásticas que poluem bastante o meio ambiente, apresentando as sacolas mais resistente e biodegradáveis. Falaram dos benefícios das sacolas de pano que podem ser usadas inúmeras vezes e a versão em TNT, a equipe deu para alguns participantes sacolas em TNT como lembrança, muito bonitas.

            Quinta Equipe: Horta Orgânica
            Nessa equipe a mãe da aluna que cursava psicologia participou do trabalho e foi bastante interessante as informações do como fazer uma horta em casa usando recursos como vasos para aproveitar o espaço.

            Sexta Equipe: Horta Vertical
            Também aborda a temática de construção de hortas em espaço pequeno.

            Sétima Equipe:  Alimentação Saudável
            Foi falado sobre os benefícios de uma boa alimentação. A aluna convidou a sua mãe e madrinha para falarem também na apresentação e foi muito dinâmico porque fizeram os participantes cantar a música relacionada com o tema. A lembrancinha foi um biscoito integral delicioso feito por elas.

             Oitava Equipe: Piramede Alimentar
             A integrante dessa equipe trouxe a mãe que auxiliou na apresentação, foi a mais extensa de todas as equipes.Trouxe muito conteúdo sobre alimentação e a mãe deu seu depoimento que estava melhorando seus hábitos alimentares devido ao trabalho que a filha estava fazendo. A lembrancinha foi muito boa um suco verde gelado.

             Nona Equipe: Criando Intimidade
             Nessa equipe o aluno tinha uma boa oratória e levou os familiares para falar sobre as relações familiares de boa convivência.

            Décima Equipe: Culinária Alternativa
            A equipe fala sobre os benefícios de uma boa alimentação.

             Décima Primeira Equipe: Culinária Alternativa.
             Contou com a presença dos pais e irmãos, participaram do projeto familiar, onde usava-se cascas dos alimentos para nos pratos preparados, cascas e talos eram aproveitados. O benefício para o meio ambiente é a redução do lixo.

            Décima Segunda Equipe: Reciclagem
            Essa equipe também contou com o auxílio da  mãe da integrante para apresentação e foi sobre um vídeo que falava sobre questões ambientais de degradação do planeta e a falta de água.

           Após o término das apresentações foi oferecido uma mesa com doces, salgados, sucos, sucos com casca de abacaxi tudo muito gostoso e bem elaborado pelos alunos. A confraternização sempre é muito salutar para comemorar um evento e principalmente promover a troca de experiências entre os professores, alunos e seus familiares incentivando o estudo e trabalho em grupo.


Sala da Apresentação das Equipes




Brinquedo Reciclável - Aranha de Garrafa Pet




Carrinho de Brinquedo feito de Garrafa Pet




Lembrança da Equipe Consciência Planetária




Lembrança da
Equipe Energia Elétrica




Letra da Música da Equipe Alimentação Saudável




Lembrança da Equipe Criando Intimidade