segunda-feira, 9 de novembro de 2015

22/10/2015 -Observação no Instituto de Educação (Segundo dia)

Segundo dia no Instituto de Educação do Paraná
22/10/2015



             O segundo dia de estágio no Instituto foi a participação no "Projeto Educadores Verdes", cheguei lá com pelo menos  dez minutos de antecedência e as outras alunas da pedagogia também logo estavam presentes. Tivemos um contra tempo porque não perguntamos sobre a lista de presença e também não nos foi passado nada, logo todas as alunas da pedagogia ficaram sem assinar a lista. Essa experiência nos serviu de aprendizado porque nas próximas vezes procurarei perguntar com atenção ao participar em um evento ou curso.

            Primeiro grupo: Consciência Planetária
Na abertura foi lodo o objetivo, justificativa, objetivos específicos, esse foi o procedimento padrão para todas as equipes. Falaram que o Instituto tem uma formação diferenciada  e que possuem projetos ambientais desde os primeiros anos.A ênfase foi o desperdício de Água.

            Segundo Grupo: Energia Elétrica
            Foram apresentadas dicas de consumo de energia desde as ações no dia a dia de apagar a luz do ambiente onde não tem ninguém, bem como eletrodomésticos que tem menor consumo.

            Terceiro Grupo: Brinquedos com Materiais Recicláveis
            Foi mostrado os brinquedos muito bem feitos com sucata nessa equipe a família esteve presente auxiliando o grupo.

            Quarto Grupo: Ecobag
            Foi comentado sobre as sacolas plásticas que poluem bastante o meio ambiente, apresentando as sacolas mais resistente e biodegradáveis. Falaram dos benefícios das sacolas de pano que podem ser usadas inúmeras vezes e a versão em TNT, a equipe deu para alguns participantes sacolas em TNT como lembrança, muito bonitas.

            Quinta Equipe: Horta Orgânica
            Nessa equipe a mãe da aluna que cursava psicologia participou do trabalho e foi bastante interessante as informações do como fazer uma horta em casa usando recursos como vasos para aproveitar o espaço.

            Sexta Equipe: Horta Vertical
            Também aborda a temática de construção de hortas em espaço pequeno.

            Sétima Equipe:  Alimentação Saudável
            Foi falado sobre os benefícios de uma boa alimentação. A aluna convidou a sua mãe e madrinha para falarem também na apresentação e foi muito dinâmico porque fizeram os participantes cantar a música relacionada com o tema. A lembrancinha foi um biscoito integral delicioso feito por elas.

             Oitava Equipe: Piramede Alimentar
             A integrante dessa equipe trouxe a mãe que auxiliou na apresentação, foi a mais extensa de todas as equipes.Trouxe muito conteúdo sobre alimentação e a mãe deu seu depoimento que estava melhorando seus hábitos alimentares devido ao trabalho que a filha estava fazendo. A lembrancinha foi muito boa um suco verde gelado.

             Nona Equipe: Criando Intimidade
             Nessa equipe o aluno tinha uma boa oratória e levou os familiares para falar sobre as relações familiares de boa convivência.

            Décima Equipe: Culinária Alternativa
            A equipe fala sobre os benefícios de uma boa alimentação.

             Décima Primeira Equipe: Culinária Alternativa.
             Contou com a presença dos pais e irmãos, participaram do projeto familiar, onde usava-se cascas dos alimentos para nos pratos preparados, cascas e talos eram aproveitados. O benefício para o meio ambiente é a redução do lixo.

            Décima Segunda Equipe: Reciclagem
            Essa equipe também contou com o auxílio da  mãe da integrante para apresentação e foi sobre um vídeo que falava sobre questões ambientais de degradação do planeta e a falta de água.

           Após o término das apresentações foi oferecido uma mesa com doces, salgados, sucos, sucos com casca de abacaxi tudo muito gostoso e bem elaborado pelos alunos. A confraternização sempre é muito salutar para comemorar um evento e principalmente promover a troca de experiências entre os professores, alunos e seus familiares incentivando o estudo e trabalho em grupo.


Sala da Apresentação das Equipes




Brinquedo Reciclável - Aranha de Garrafa Pet




Carrinho de Brinquedo feito de Garrafa Pet




Lembrança da Equipe Consciência Planetária




Lembrança da
Equipe Energia Elétrica




Letra da Música da Equipe Alimentação Saudável




Lembrança da Equipe Criando Intimidade



Nenhum comentário:

Postar um comentário