segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Memorial de Formação (Formação de Profissionais da Educação)

Memorial de Formação Acerca da Formação

 Educação Infantil


           Na educação infantil pude ter o contato com nenês, apesar não ter habilidade com esses pequenos foi uma experiência maravilhosa a minha passagem pelo berçário e maravilhoso acalentar a criança no colo e observar seus movimentos, pude ver a afetividade muito em evidência. O afeto e amor são linguagens desde muito cedo.

..."O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." 
                                                                          Immanuel Kant

Ensino Fundamental - (Primeiro Ano)



            No ensino fundamental o estágio foi na Escola Municipal Rolândia na turma do primeiro ano  e foi lá que me encantei com os pequenos que estavam iniciando seu processo de alfabetização e letramento me despertando uma profunda vontade em atuar nesse espaço,

..."Numa sociedade desigual, as crianças desempenham, nos diversos contextos, papéis diferentes."                                                                                                                                                                                                                                                            Sonia Kramer

Educação Especial



            Na educação especial foi uma experiência única, onde me colocou a pensar que essas pessoas merecem bons profissionais, bem preparados e capazes de ensinar com paciência e muito amor, porque trata-se de um trabalho muito nobre e humanizador.

... " Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."
                                                             Antoine de Saint-Exupéry


Educação de Jovens e Adultos



             Na EJA onde realizei na Escola Estadual Euzébio da Mota pude perceber o esforço daqueles que não cursaram os estudos no tempo certo pelos mais motivos de ordem social, geográfica e econômica. Pessoas que vem na educação uma forma de crescimento seja pessoal ou para o crescimento profissional. Despertando minha profunda admiração por aqueles que buscam a alfabetização em idade avançada.

..."Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes."
                                                                               Paulo Freire



Pedagogia Empresarial





             Esse estágio foi muito importante porque pude praticar a elaboração de planos de aula dentro de um ambiente virtual. Mostrou como a tecnologia está inserida no contexto educacional preparando o aluno e o professor para aulas mais instigantes e atrativas.

..." A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que  sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
                                                                                              Jean Piaget


Gestão Educacional - CAIC Bairro Novo - Escola Municipal Lacerda Sobrinho





              A Escola Municipal Lacerda Sobrinho ofereceu um enorme aprendizado sobre o que é ser pedagogo dentro de uma instituição muito grande, onde pude presenciar reuniões com pais, professores, alunos e relacionamento dos professores dentro da sala de coordenação pedagógica. Também pude desenvolver um trabalho de organização dos arquivos da pedagoga Vera que me permitiu acessar os relatórios feitos pelos pedagogos onde abordam os mais variados problemas como indisciplina, saúde, familiares entre outros.Foi possível vivenciar a rotina do pedagogo em uma instituição, com os mais variados tipos de problemas.

..."A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola."

                                                                             Célestin Freinet


Formação  de Profissionais da Educação no Instituto de Educação do Paraná




               No Instituto de Educação do Paraná tivemos presentes por dois dias. No primeiro dia tivemos a oportunidade de assistir a uma palestra, onde a pedagoga apresentou, assuntos sobre a instalação predial, autorizou a visita na brinquedoteca  os cursos ministrados no Instituto sobre o magistério. Foi possível assistir as apresentações feitas aos professores em motivo do seu dia. No segundo dia participei das apresentações dos alunos do curso de magistério "Educadores Verde" com a apresentação de doze equipes. 
                  Esses dois encontros agregaram na minha formação para o conhecimento do curso de magistério, conhecer uma instituição tradicional no ensino e nas formas arquitetônicas. Mostrar como esses alunos do magistério atuam em apresentações, os conteúdos apresentados e o empenho do materiais expostos naquela ocasião.

..."Procurai, lá fora, os que se afinizam convosco na vossa crença em um magistério cheio de grandeza e em uma escola ao mesmo tempo serena e construtora, procurai lá fora aqueles que compreendem plenamente a imensidade do seu dever e associai-vos com eles. Procurai os que tem sabido ser atentos. eles não são muitos, mas estão a vossa espera. Procurai os que não estão satisfeitos da obra imperfeita. Procurai o que se se revoltam contra uma escola triste e má. Procurai os que querem construir,"
                                                                                                                          Professor Erasmo Pilotto.


Oficina Tecnologia Educacional





             A Oficina de Tecnologia Educacional foi realizada na Semana Acadêmica na Faculdade Bagozzi nos dias 03/11, 05/11 e 06/11/2015 na sala 303. A equipe foi composta pela Akaren, Andrea, Leocadia, Raissa,Tainá e Vanessa. O tema escolhido foi "Tecnologia Educacional" onde cada uma das integrantes assumiu seu papel, compromisso com a equipe a fim de tornar nosso trabalho um sucesso.
             Eu já havia feito estágio e escrito o artigo anterior no semestre anterior da faculdade sobre  tecnologia, a Vanessa com funcionária da empresa Sem Fronteiras conseguiu a ferramenta tecnológica e a decoração. As demais integrantes fizeram um curso intensivo para poderem trabalhar com a ferramenta, conhecendo os recursos que possibilitou aos participantes a execução da atividade proposta .
              Iniciamos com apresentação, videos, demonstramos os recursos da ferramenta, deixamos os oficineiros praticarem a atividade no notebook. A atividade era: Fazendo Cena que consistia em montar uma peça dentro do recurso usando a história, personagens , figurinos, cenários, trilha sonora que compunha a peça. Após a conclusão no computador foram feitas as apresentações pelos grupos participantes. Eram quatro apresentações diferentes: Medieval, Fundo do Mar, Folclore e Espaço. Foram montados quatro espaços um para cada tema onde continham sobre a mesa adereços para pessoa montar sua apresentação. Os grupos  sairam muito bem e bastante satisfeitos com o aprendizado, Finalizamos com apresentação de um vídeo engraçado "Excentrico" que falava mais um pouco com cenas hilariantes sobre a temática.
              Alguns vinham perguntar mais sobre o assunto e a possibilidade de fazerem estágio na Sem Fronteiras. Foi entregue uma pesquisa de opinião e não tivemos nenhuma resposta negativa sobre a Oficina e o nosso desempenho, muito pelo contrário a maioria se referia com elogios. Na saída quando pegamos as pesquisas oferecemos o folder e uma pequena lembrança, que consistia num marcador de páginas com a figura dos personagens do programa e um bombom bis.
               O aprendizado referente  a essa atividade é que temos plenas condições em elaborar uma temática para uma escola como profissionais, foi gratificante após muito trabalho e dedicação poder finalizar e dizer que valeu a pena. O retorno dos professores que visitaram também foram muito recompensador ao ver que realmente gostaram do que foi apresentado.

..."Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
                                                                           Cora Coralina


Participantes da Oficina Tecnologia Digital






Porta de Entrada da Oficina






PARTICIPANTES DA OFICINA CONHECENDO O RECURSO TECNOLÓGICO





INSTRUÇÕES SOBRE O RECURSO




PARTICIPANTES NAS OFICINAS




MATERIAIS DO ESPAÇO MEDIEVAL




MATERIAIS DO ESPAÇO FOLCLORE





MATERIAIS DO ESPAÇO FUNDO DO MAR





MATERIAIS DE ESPAÇO VIDA INTELIGENTE NO ESPAÇO




Nenhum comentário:

Postar um comentário