segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Memorial de Formação - Reflexões Acerca da Formação (Gestão Educacional)

Memorial de Formação de Andrea Reis do Amaral



              Faço parte de uma família tradicional, católica, formada pelos meus pais Hamilton, Alda, eu Andrea, Adriana e Camila, sendo meus pais casados a quase cinquenta anos e sou a mais velha das três irmãs com quarenta e seis anos. Somos uma família muito unida onde trabalhamos na HR Comércio de Papéis, empresa de embalagens, caixas de papelão, onde meus pais são os sócios fundadores e trabalho  na empresa até hoje com meu pai, mãe e minhas duas irmãs. Estamos sempre juntos no trabalho, nas festas, nos momentos difíceis  sempre um amparando o outro.

Membros da Família Amaral


Meus pais: Hamilton e Alda

Minha irmã mais nova Camila e minha mãe.

Minha irmá do meio Adriana
Eu, Andrea

             Meus pais estudaram  apenas o antigo primário, mas sempre fizeram questão que estudássemos e nos proporcionaram uma excelente educação, minha mãe sempre foi muito enérgica  com suas filhas no que diz respeito a estudo e não reprovamos em nenhuma séries na escola. 
              Meu pai me dizia quando estava no período do vestibular escolhendo a minha profissão, para ser professora porque na visão dele e na visão de alguns homens daquela época, essa era uma profissão boa para mulher, mas queria fazer direito e não passei, fiz mais seis meses de cursinho  e passei no  vestibular de inverno na FAE em Economia. Na época tinha apenas dezessete anos e o curso era noturno pensei que meu pai não fosse me deixar estudar a noite, mas acabou concordando e minha mãe me buscava diariamente no ponto de ônibus. Na minha vida escolar nunca fui uma aluna brilhante com notas maravilhosas mas sempre muito esforçada e responsável. Gostei muito do curso de economia, agregou muito para minha formação, não sei como consegui terminar porque matemática nunca foi meu ponto forte, mas adorava as matérias teóricas e de história.
"O que apenas desejamos lembrar é que as decisões humanas que envolvem o futuro, sejam elas pessoais, políticas ou econômicas, não podem depender da estrita expectativa matemática, uma vez que as bases para realizar semelhantes cálculos não existem e que o nosso impulso inato para a atividade é que faz girar as engrenagens, sendo que a nossa inteligência faz o melhor possível para escolher o melhor que pode haver entre as diversas alternativas, calculando sempre que se pode, mas retraindo-se, muitas vezes, diante do capricho, do sentimento ou do azar." John Maynards Keynes (economista).

             A minha irmã do meio Adriana, casada, tem  uma filha a Leticia é formada em Contabilidade na FAE, a mais nova Camila em Secretariado Executivo na PUC-PR e eu me formei em 1992 na FAE em Economia com 21 anos. Alguns anos depois fiz especialização em Projetos Públicos e Privados  na UFPR no ano de 1997 com duração de um ano. Com o título de especialista em 2001 fui contratada pela Faculdade Tuiuti para dar aula de introdução a economia, mas pela minha falta de experiência, alguns anos longe do estudo não consegui me preparar e assumir um sonho tão almejado de ser professora universitária,. mas isso ficou latente no meu intimo e por longos anos, continuei trabalhando na empresa familiar, sem me atualizar mais na área de economia, A vontade ainda de estar em uma sala de aula ainda era um sonho.
            Passei por um casamento relâmpago onde durou um ano e onze meses e desta relação não restou nenhum filho, apesar de na época a ideia de ter um filho significava muito para minha vida.  Muitas coisas passei  partes felizes outras tristes, mas acredito que todas as experiencias me fizeram amadurecer e crescer como ser humano.
            Sempre gostei muito de artes manuais e comecei a pintar óleo sobre tela quando tinha uns vinte e oito anos, por algum tempo tenho trabalhos feitos com base em releituras de Dali, Van Gogh, sempre com uma tendência para o surrealismo.Tive uma fase em que pintei sobre os índios Norte Americanos e fiz um retrato do Capitão Custer chefe da Oitava Cavalaria.
             Aos quarenta e três anos desenvolvia um trabalho de voluntariado na Ordem Rosa Cruz cuidava da cantina e fazia lanches saborosos para aqueles irmãos foi um grande aprendizado o trabalho autruísta é algo maravilhoso um aprendizado onde não se recebe pagamento monetário, mas a satisfação interior é inexplicável. Também participava ativamente como sonoplasta nas atividades templárias, foi nessa fase da vida que aprendi a gostar mais ainda de música clássica.

                Conheci o Clóvis nessa época na Ordem e começamos a namorar...


            O nosso relacionamento irá completar quatro anos e o Clóvis e minha mãe foram as principais pessoas que me incentivaram a retornar estudar, apoiando a minha vontade de cursar pedagogia. Comecei a visitar outras faculdades para escolher, mas um dia de tarde o Clóvis me convida para conhecer a Faculdade João Bagozzi e me levou até lá, ele estudava o último ano de Filosofia nessa instituição. Sai de lá matriculada porque avaliei a faculdade, era católica, tinha tradição na área de educação, o curso terminava em três anos e entrei sem fazer vestibular porque era portadora de diploma. Estudamos juntos por seis meses e o Clóvis se formou em Filosofia, senti a sua falta no início mas fui fortalecendo os laços de amizade com o pessoal da minha turma.
           Depois de dezesseis anos afastada do meio acadêmico o retorno foi maravilhoso, senti que me rejuvenesci voltando a estudar na maturidade, fazer parte de um grupo com interesses a fim na educação . Parece que me senti mais viva e realizada até minhas notas estão muito boas.
            A  cada dia aprendo algo novo e interessante, vou compartilhar as experiências que vivenciei.
No primeiro ano tivemos as matérias introdutórias contando com excelentes professoras que ótimos ensinamentos trouxeram na área de psicologia, educação infantil onde fizemos logo no inicio oficinas para construção de materiais didáticos para as crianças, gostei muito de fazer porque exigia criatividade e habilidade manual.
           Quando tive aula com a professora Nara fiquei apaixonada pela filosofia, tanto é que um dos meus projetos integradores foi sobre a educação em Kant orientada pelo professor Humberto gostei muito de escrever esse projeto.

Professor Humberto em Oficina com alunas do curso de Pedagogia.



             A nossa turma foi se enturmando e fiz um café com algumas meninas para união do grupo porque nessa altura já nos conhecíamos e já formamos equipes para realização dos trabalhos em sala de aula e vale a pena rever esses momentos de integração e alegria.

Café na casa da Andrea com Vanessa, Adriele, Iliane e Inamari.




             Os estágios foram muito gratificantes o convívio com os alunos e estar em uma sala de aula é uma experiencia ímpar e na educação infantil foi muito bom realizar uma contação de história  incorporando o personagem.

Estrelando Andrea como Chapeuzinho Vermelho


A Platéia esperando para contação de história


Andrea contação do Chapeuzinho Amarelo

01/09/15 - Sétimo dia de Estágio no CAIC (Gestão Educacional)

Postagem nr. 7
01/09/15
1 hora

             O último dia do estágio foi finalizado com o registro no caderno de alguns itens sobre a caracterização da escola. Posteriormente finalizei a participação com a entrega de agendas para os pedagogos. Apesar de uma simples lembrança agradeceram muito e elogiaram a atitude. A pedagoga Vera falou que as portas estavam abertas caso precisasse de um novo estágio. Fiquei extremamente feliz por estar no último período levando na bagagem mais um estágio que gostei muito e muito significativo para minha formação assim como os demais estágios realizados nos outros períodos. O contato com a prática vem somar muito a formação e proporcionar a escolha de uma área para seguir.
Pessoalmente a docência é um dos caminhos que desejo seguir.


            "Verdades da Profissão de Professor:

            Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas ainda que desejem bons professores pra seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mau remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
             A data é um convite para que todos , pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos, Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão em educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem "águias" e não apenas "galinhas". Pois, se a educação não transforma a sociedade, sem ela tampouco, a sociedade muda." Paulo Freire


31/08/15 - Sexto dia Estágio no CAIC (Gestão Educacional)

Postagem nr 6
data: 31/08/15
horário: 8:00 às 12:00 ( 4 horas)



              O processo de organização já estava em processo final e o resultado final ficou ótimo as pastas ficaram impecáveis e a pedagoga Vera ficou muito satisfeita, falando que não deixaria uma pessoa que não fosse responsável fazer esse trabalho, até mesmo pelo grau do conteúdo das pasta onde continham informações confidenciais. No segundo momento fiquei fazendo a caracterização já em fase final.

... Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediados pelo mundo."    Paulo Freire

28/08/15 - Quinto dia Estágio CAIC (Gestão Educacional)

Postagem nr 5
data: 28/08/15
horário: 8:00 às 12:00 ( 4 horas)

               A partir desse dia combinei com o Pedagoga Vera que continuaria fazendo o arquivo nas duas primeiras aula e finalizaria com a caracterização da escola nos próximos dia do estágio.Fiquei arrumando o arquivo com muito capricho foi um processo demorado, para organizar em ordem alfabética, arrumar cada  caso de aluno em uma pasta , colocar as etiquetas e acomodar as pastas por ordem te turma.
              Nesse dia a pedagoga me entregou o PPP da  escola e comecei a anotar o que foi pedido no meu caderno. Permaneci na sala da pedagogia o tempo integral e acompanhei o movimento e a rotina.

..."Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire