segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Memorial de Formação - Reflexões Acerca da Formação (Gestão Educacional)

Memorial de Formação de Andrea Reis do Amaral



              Faço parte de uma família tradicional, católica, formada pelos meus pais Hamilton, Alda, eu Andrea, Adriana e Camila, sendo meus pais casados a quase cinquenta anos e sou a mais velha das três irmãs com quarenta e seis anos. Somos uma família muito unida onde trabalhamos na HR Comércio de Papéis, empresa de embalagens, caixas de papelão, onde meus pais são os sócios fundadores e trabalho  na empresa até hoje com meu pai, mãe e minhas duas irmãs. Estamos sempre juntos no trabalho, nas festas, nos momentos difíceis  sempre um amparando o outro.

Membros da Família Amaral


Meus pais: Hamilton e Alda

Minha irmã mais nova Camila e minha mãe.

Minha irmá do meio Adriana
Eu, Andrea

             Meus pais estudaram  apenas o antigo primário, mas sempre fizeram questão que estudássemos e nos proporcionaram uma excelente educação, minha mãe sempre foi muito enérgica  com suas filhas no que diz respeito a estudo e não reprovamos em nenhuma séries na escola. 
              Meu pai me dizia quando estava no período do vestibular escolhendo a minha profissão, para ser professora porque na visão dele e na visão de alguns homens daquela época, essa era uma profissão boa para mulher, mas queria fazer direito e não passei, fiz mais seis meses de cursinho  e passei no  vestibular de inverno na FAE em Economia. Na época tinha apenas dezessete anos e o curso era noturno pensei que meu pai não fosse me deixar estudar a noite, mas acabou concordando e minha mãe me buscava diariamente no ponto de ônibus. Na minha vida escolar nunca fui uma aluna brilhante com notas maravilhosas mas sempre muito esforçada e responsável. Gostei muito do curso de economia, agregou muito para minha formação, não sei como consegui terminar porque matemática nunca foi meu ponto forte, mas adorava as matérias teóricas e de história.
"O que apenas desejamos lembrar é que as decisões humanas que envolvem o futuro, sejam elas pessoais, políticas ou econômicas, não podem depender da estrita expectativa matemática, uma vez que as bases para realizar semelhantes cálculos não existem e que o nosso impulso inato para a atividade é que faz girar as engrenagens, sendo que a nossa inteligência faz o melhor possível para escolher o melhor que pode haver entre as diversas alternativas, calculando sempre que se pode, mas retraindo-se, muitas vezes, diante do capricho, do sentimento ou do azar." John Maynards Keynes (economista).

             A minha irmã do meio Adriana, casada, tem  uma filha a Leticia é formada em Contabilidade na FAE, a mais nova Camila em Secretariado Executivo na PUC-PR e eu me formei em 1992 na FAE em Economia com 21 anos. Alguns anos depois fiz especialização em Projetos Públicos e Privados  na UFPR no ano de 1997 com duração de um ano. Com o título de especialista em 2001 fui contratada pela Faculdade Tuiuti para dar aula de introdução a economia, mas pela minha falta de experiência, alguns anos longe do estudo não consegui me preparar e assumir um sonho tão almejado de ser professora universitária,. mas isso ficou latente no meu intimo e por longos anos, continuei trabalhando na empresa familiar, sem me atualizar mais na área de economia, A vontade ainda de estar em uma sala de aula ainda era um sonho.
            Passei por um casamento relâmpago onde durou um ano e onze meses e desta relação não restou nenhum filho, apesar de na época a ideia de ter um filho significava muito para minha vida.  Muitas coisas passei  partes felizes outras tristes, mas acredito que todas as experiencias me fizeram amadurecer e crescer como ser humano.
            Sempre gostei muito de artes manuais e comecei a pintar óleo sobre tela quando tinha uns vinte e oito anos, por algum tempo tenho trabalhos feitos com base em releituras de Dali, Van Gogh, sempre com uma tendência para o surrealismo.Tive uma fase em que pintei sobre os índios Norte Americanos e fiz um retrato do Capitão Custer chefe da Oitava Cavalaria.
             Aos quarenta e três anos desenvolvia um trabalho de voluntariado na Ordem Rosa Cruz cuidava da cantina e fazia lanches saborosos para aqueles irmãos foi um grande aprendizado o trabalho autruísta é algo maravilhoso um aprendizado onde não se recebe pagamento monetário, mas a satisfação interior é inexplicável. Também participava ativamente como sonoplasta nas atividades templárias, foi nessa fase da vida que aprendi a gostar mais ainda de música clássica.

                Conheci o Clóvis nessa época na Ordem e começamos a namorar...


            O nosso relacionamento irá completar quatro anos e o Clóvis e minha mãe foram as principais pessoas que me incentivaram a retornar estudar, apoiando a minha vontade de cursar pedagogia. Comecei a visitar outras faculdades para escolher, mas um dia de tarde o Clóvis me convida para conhecer a Faculdade João Bagozzi e me levou até lá, ele estudava o último ano de Filosofia nessa instituição. Sai de lá matriculada porque avaliei a faculdade, era católica, tinha tradição na área de educação, o curso terminava em três anos e entrei sem fazer vestibular porque era portadora de diploma. Estudamos juntos por seis meses e o Clóvis se formou em Filosofia, senti a sua falta no início mas fui fortalecendo os laços de amizade com o pessoal da minha turma.
           Depois de dezesseis anos afastada do meio acadêmico o retorno foi maravilhoso, senti que me rejuvenesci voltando a estudar na maturidade, fazer parte de um grupo com interesses a fim na educação . Parece que me senti mais viva e realizada até minhas notas estão muito boas.
            A  cada dia aprendo algo novo e interessante, vou compartilhar as experiências que vivenciei.
No primeiro ano tivemos as matérias introdutórias contando com excelentes professoras que ótimos ensinamentos trouxeram na área de psicologia, educação infantil onde fizemos logo no inicio oficinas para construção de materiais didáticos para as crianças, gostei muito de fazer porque exigia criatividade e habilidade manual.
           Quando tive aula com a professora Nara fiquei apaixonada pela filosofia, tanto é que um dos meus projetos integradores foi sobre a educação em Kant orientada pelo professor Humberto gostei muito de escrever esse projeto.

Professor Humberto em Oficina com alunas do curso de Pedagogia.



             A nossa turma foi se enturmando e fiz um café com algumas meninas para união do grupo porque nessa altura já nos conhecíamos e já formamos equipes para realização dos trabalhos em sala de aula e vale a pena rever esses momentos de integração e alegria.

Café na casa da Andrea com Vanessa, Adriele, Iliane e Inamari.




             Os estágios foram muito gratificantes o convívio com os alunos e estar em uma sala de aula é uma experiencia ímpar e na educação infantil foi muito bom realizar uma contação de história  incorporando o personagem.

Estrelando Andrea como Chapeuzinho Vermelho


A Platéia esperando para contação de história


Andrea contação do Chapeuzinho Amarelo


           Os estágios foram os pontos altos do curso. Ali pude me sentir como é ser uma professora em série iniciais, na educação especial e até mesmo ver como um pedagogo trabalha em uma empresa me possibilitando e confirmando aquele velho sonho de ser professora.

            Muitas oficinas realizamos no decorrer do curso a do Ensino Religioso foi bem elaborada onde as equipes fizeram a representação sobre religião propondo atividades com as alunas, usando práticas e materiais para construção das atividades.

Oficina de Ensino Religioso - Professor Humberto



Dinâmica da Oficina com o integração da alunas



                   Na aula de Artes ministradas pela professora Jussara foi muito proveitosa, onde pude receber o conteúdo dos Mestres das obras de Arte com explicação das obras. Montar o portifólio de materiais também foi muito interessante. Mas o que marcou foi o passeio realizado pela professora na cidade com o ônibus da linha de turismo na cidade de Curitiba. Fomos chamando as pessoas para nos encontrar e muitas informações e histórias sobre os pontos turísticos recebemos nesse dia de domingo que estava nublado. Muitos pontos daquela aula foram marcantes, imaginem que eu e algumas alunas saímos dançando com os hari kristina em pleno Largo da Ordem. São memórias que não esquecerei dos momentos felizes vividos na faculdade de pedagogia com os professores e alunos.

Alunas com a Professora Jussara em frente a Sociedade Garibaldi no Largo da Ordem


  • Eu com a Inamari no ônibus da Linha Turismo



             Momentos maravilhosos vividos e registrados para posteridade, a vivência com as colegas de classe também fazem parte do aprendizado de aprender em equipe.

Andrea com seu poster fazendo apresentação no anfiteatro da faculdade.



              As apresentações evoluiram bastante no decorrer do curso, ate chegarmos no último período, apresentar em um anfiteatro para uma platéia foi uma experiência extraordinária pensei que não daria conta naquele momento mas respirando fundo e aos poucos fui dominando o medo e a ansiedade.

Momento difícil de reflexão.....



             Um fato inusitado que me ocorreu foi na metade do curso, tive um problema de saúde e pensei em desistir, estava indo comunicar para professora Rubia nossa coordenadora do curso, da minha decisão, ela pacientemente me ouviu e pediu que aguardasse e prorrogasse a decisão, foi o que fiz e consegui superar a depressão e seguir adiante, sou muito grata a ela por ter me encorajado. Hoje me sinto tão feliz em estar cursando pedagogia, muitos são muitos os desafios, mas com confiança conseguimos superar as dificuldades. Esses momentos nos fazem crescer e saímos mais  fortes e com força e energia temos que procurar passar algo de bom para as pessoa do nosso redor.

Andrea na experiência de estágio, com crianças do Terceiro, Quarto e Quinto Ano



           Foi um desafio que resolvi encarar no terceiro período da faculdade, além do trabalho que tinha na HR Comércio de Papéis, assumi o período da manhã  na Escola Lápis de Cor,  particular, uma turma do integral do terceiro, quarto e quinto ano somando uma média de 30 alunos. Foi a primeira experiência como professora nos primeiros dias foram difíceis me despejaram na sala sem informação e preparo nenhum. Com boa vontade fui evoluindo e conquistando os alunos com muito carinho, amor e afeto. Foi um aprendizado incrível em pouco tempo pude vivenciar tanta coisa, mas com muitas coisas me decepcionei com a postura da direção, me senti explorada e desamparada e tomei uma decisão difícil sair da escola. A decisão foi muito difícil porque me preocupava com as crianças, mas devido as más condições para trabalhar e o meu estado de exaustão tive que sair da escola. Acordar cindo e meia, me arrumar, assumir o trabalho na escola de manhã até uma e meia, sair correndo para almoçar, ir para HR de tarde ate as cinco e meia da tarde trabalhar e resolver todas as atividades que não havia feito de manhã, ir para faculdade a noite....Realmente, tinha dias que chegava a dormir na carteira da sala de aula, o cansaço me dominou nesse tempo e resolvi desistir da escola, fiquei muito chateada e foi uma decisão difícil .

Irani, Andrea, Leocádia, Inamari e Vanessa de jaleco novo....


             Momentos de descontração onde desfilamos com os jalecos.... Nos sentindo professoras....


Nossa Comemoração no fim de semestre na pizzaria. Turma boa...

         
           
              As confraternizações efetivam o processo de sociabilização...... Amizades crescem e vínculos se formam.

Missa na faculdade, momentos de fé...



            Sou uma frequentadora assídua das missas na faculdade, cuidar da espiritualidade é fundamental, saio renovada para enfrentar a vida. Sem contar que formei muitas amizades...

A turma oficializando o convite de Paraninfo da turma  para o Professor Humberto.

           
               Mais um momento de descontração com direito a comes e bebes...

Pirogue na casa da Iliane


         
             A Iliane faz um pirogue, prato típico polonês como ninguém, mais uma noite agradável com as amigas Rosemara, eu Vanessa, Leocadia e Iliane. Muitas risadas ouvindo musicas dos anos 80.

Oficina de bonecas na aula do professor Filó



            A turma empenhada em jogos, brinquedos e bonecas.

Meu aniversário na sala de aula



           As meninas conseguem me emocionar com momentos como esse....o meu aniversário. A Vanessa e as meninas organizaram a festinha foi algo inesquecível.

Conhecem a  Menina Maluquinha???????


            Nos nossos encontros uma baguncinha não pode faltar.

           Aqui encerro no meu Blog com a uma síntese de alguns  momentos narcantes na faculdade Padre João Bagozzi  Relatos dos aprendizados e situações vividas ficam registrados. Com a descrição pude ver o quanto aprendi e evolui, concluindo que foi uma conquista na minha vida. Uma nova profissão se abre, espero poder fazer parte do corpo docente de alguma escola, me sinto forte e vibrante para assumir a função de professora em séries inicias.

Andrea Reis do Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário