segunda-feira, 24 de agosto de 2015

24/08/15 - Primeiro dia de Estágio no CAIC (Gestão Educacional)

Postagem nr 1
data: 24/08/15
horário: 8:00 às 12:00 ( 4 horas)


            Na chegada a pedagoga Vera quem me aceitou no CAIC - Guilherme L. Braga Sobrinho - Ensino Fundamental, no bairro do Sítio Cercado com mais de 1000 alunos.
Fiquei junto da pedagoga Vera que me levou para conhecer a instituição as dependências bem como me apresentou a várias pessoas que trabalham na escola e me instalou ao lado da sua mesa para que pudesse fazer as observações das atividades decorrentes no período da manhã.
            A sala de pedagogia é composta por quatro pedagogos onde cada um atende as séries do sexto ao nono ano e nas respectivas disciplinas, no caso da Vera ela atende os professores de matemática.
Inicialmente acompanhei o atendimento dispendido a professora de matemática do sexto ano que na conversa com a pedagoga foi relatando  os problemas de cada  aluno das suas classes identificando aqueles com problemas mais críticos onde precisam ser encaminhados para atendimento de reforço, conversas a serem tratadas com os pais, encaminhamento médico, problemas com indisciplina e de relacionamento interdisciplinar. Foi uma longa conversa com essa professora, mas pude escutar muitos problemas encontrados na escola no dia a dia.
           Esse dia em especial o atendimento aos professores foi bastante intensos os demais pedagogos também  foi intenso. Presenciei um atendimento com uma mãe de aluno que estava com problemas de indisciplina, além do pedagogo estava presente na conversa mais dois professores que relataram os problemas que estavam passando junto com esse aluno.
Na escola quando o aluno tem mais de 3 faltas o responsável já é chamado na escola para esclarecer a ausência de aluno.
           A pedagoga me solicitou que organizasse seu arquivo, colocando as pastas dos alunos em ordem alfabética e que completasse as fichas em desordem, muito produtivo porque ao organizar pude ler o conteúdo das fichas e verifiquei que muitos tem problemas de saúde dependem de medicação, tem assuntos relatados de indisciplina e nessas fichas contém toda a descrição da vida escolar a padronização e sistematização das informações.
            Na sequencia participei de uma reunião  junto com os professores e o diretor onde trataram de assuntos pertinentes as necessidades cotidianas, onde discutiam sobre diversos e variados assuntos, apresentam propostas muitos discordavam, foi muito rico o aprendizado onde pude me ver envolvida com as atividades e comportamentos do corpo docente vividos dentro de uma grande escola pública, com muitos professores, alunos e funcionários.


(...) Uns criticam, outros constroem. Seja você o que serve. Servir não é a faina de seres inferiores. Seja você o que remove a pedra do caminho, o ódio entre os corações e as dificuldades dos problemas. Há a alegria de ser puro e a de ser justo. mas há, sobretudo, a maravilhosa e imensa alegria de servir. -  Gabriela Mistral - Prêmio Nobel de Literatura 91945) - Chile

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog!
    Importante ressaltar que este é um "documento histórico" de sua formação e sua vida por um período de dificuldades, anseios, aprendizagens e muitas amizades!
    Procure mantê-lo atualizado (quem sabe), e de tempos em tempos releia, reflita e comemore este momento de sua vida! Divulgue para os conhecidos, amigos e familiares.
    Quero dizer que foi muito bom conhecer você e de alguma forma contribuir para sua formação em Pedagogia! Andréa, foi muito bom te conhecer e fazer parte de sua formação!
    Momento agora de dizer "obrigado" e desejar toda felicidade do mundo!
    Faça a diferença na sociedade, o diploma é um convite para isso!
    Abraços!
    Prof. Helton R. Real

    ResponderExcluir